Blog

Obesidade e Cirurgia Bariátrica

obesidade é uma doença, e como tal necessita tratamento médico. A obesidade hoje deixou de ser considerada uma condição unicamente relacionada a hábitos alimentares ruins e falta de atividade física. Afeta uma enorme parcela da população mundial, e só aumenta. Os tratamentos para obesidade são complexos e demorados. Quando falham, ou em casos específicos, a cirurgia bariátrica é uma alternativa. Então vamos lá, o que você precisa saber.

1. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e pode causar diversos problemas e principalmente outras doenças e inclusive levar à morte. No Brasil temos cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Se aumentarmos a estatística para pessoas acima do peso, o total chega a 70 milhões. Este numero dobrou em três décadas.

2. A obesidade é diagnosticada através do cálculo do Índice de Massa Corporal(IMC). A formula para cálculo do IMC: pesoIMC = alturaXalturaDe acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor considerado normal é até 25. Acima de 25, temos o sobrepeso e os diversos graus de obesidade.

3. Existem três tipos de definições quando uma pessoa está acima do peso. O sobrepeso é quando há mais gordura no corpo do que o ideal para uma vida saudável. A obesidade é quando o acúmulo de gordura é muito acima do normal, podendo causar problemas graves de saúde. Obesidade mórbida é quando o valor do IMC ultrapassa 40.

4. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem maior risco de desenvolver problemas como pressão altadiabetes, infarto, AVC (derrame)artrosepedra na vesícularefluxo gastroesofágicocâncer, problemas psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão.
5. São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado a genética da pessoa, a maus hábitos alimentares ou a disfunções endócrinas. Por isso, na hora de pensar em emagrecer, procure um especialista.

6. Para o tratamento da obesidade, uma análise detalhada das condições clínicas do paciente são necessárias. Uma avaliação dos hábitos alimentares por profissionais de nutrição, para definir se a obesidade está associada com maus hábitos alimentares. Distúrbios 
comportamentais como bulimia ou outros, devem ser descartados por profissionais da área de saúde mental.

7. Quem pode ser candidato a cirurgia? Atualmente, em linhas gerais, pessoas com:IMC acima de 30 com diabetes tipo 2IMC de 35 a 40 com comorbidades*IMC acima de 40*comorbidades são doenças causadas pela obesidade, ou doenças que podem ser tratadas com perda de peso.

8. A indicação da cirurgia depende em primeiro lugar da vontade do paciente. Ao tomar a decisão de que quer fazer cirurgia, consulte um especialista que possa orientar se você é candidato a cirurgia e oriente todo o processo para poder realizar o tratamento. 

9. A cirurgia exige uma mudança de hábitos pelo resto da vida. Certamente haverá uma melhora em todos os aspectos da vida, mas os cuidados médicos, alimentares e exames periódicos é para toda a vida.

10. Finalmente se você é candidato a cirurgia, será acompanhada por um cirurgião, e juntos vão definir qual a melhor técnica para o seu caso.
As técnicas atualmente aceitas são restritivas ou mistas. Principalmente a cirurgia de Sleeve e o By-pass representados abaixo.

Dr Enio Bragagnolo 

Felizmed

A Clínica Felizmed, maior rede de clínicas da região, reúne diversas especialidades médicas, odontológicas e exames. Contando com profissionais de excelência e rapidez no agendamento.

Siga-nos em nossas redes sociais
Responsáveis Técnicos