Blog

Síndrome do túnel do carpo (STC)

Definição: A STC é a tradução clínica da compressão do nervo mediano ao nível do punho. Neste nível, esse nervo fornece sensibilidade dos dedos polegar, indicador, médio e a metade do anelar e motricidade aos músculos da base do polegar. O nervo e os tendões flexores dos dedos passam por um canal ósseo (canal carpiano) que é coberto por um ligamento espesso (ligamento transverso do carpo) onde um aumento de pressão provoca sofrimento ao nervo.

Quais são as causas?
Existem diversas causas e às vezes é difícil afirmar qual é o fator exato. Toda patologia que produza diminuição do espaço no túnel e/ou aumento das estruturas no interior do mesmo podem causar a STC, como por exemplo: edemas, sequelas de fraturas, inflamação dos tendões flexores. 

Sinais e Sintomas
Geralmente, o quadro é iniciado com a sensação de formigamento, queimação ou dores nos dedos sem afetar o dedo mínimo (inervado por outro nervo), podendo ser associadas a atividades do dia-à-dia, noturnas ou pela manhã. Com a progressão da doença os sintomas se tornam mais frequentes e intensos, podendo levar diminuição da mobilidade do polegar e perda da sensibilidade dos dedos acometidos.

Diagnóstico
O diagnóstico é suspeitado pelo médico através da anamnese e exame físico. Podem ser prescritos exames complementares como radiografias ou exames de sangue a fim de esclarecer algum quadro associado. A confirmação da Síndrome do túnel do carpo é feita através da realização da Eletroneuromiografia (ENMG) que é capaz de quantificar e localizar a compressão do nervo, assim como verificar os outros nervos do membro superior.

Tratamento
Os sintomas podem diminuir por meio de tratamento clínico. Em caso de patologias associadas (diabetes, hipotireoidismo, ...) o tratamento da mesma costuma aliviar os sintomas. O repouso da mão, uma posição correta de trabalho ou a utilização de uma órtese podem ajudar a diminuir a compressão sobre o nervo mediano. Em caso de persistência dos sintomas ou piora dos mesmos, o tratamento cirúrgico se faz necessário. O objetivo da cirurgia é a secção do ligamento que reveste o túnel e, assim, diminuir a pressão sobre o nervo. Existem diversas técnicas cirúrgicas que devem ser escolhidas pelo seu cirurgião caso a caso.O pós-operatório é normalmente simples, com o paciente podendo retomar as atividades leves na semana seguinte. Os pontos são retirados entre 14-21 dias. A recuperação da força leva 6 a 12 semanas.

Dr João Mussi
CRM 23617

Felizmed

A Clínica Felizmed, maior rede de clínicas da região, reúne diversas especialidades médicas, odontológicas e exames. Contando com profissionais de excelência e rapidez no agendamento.

Siga-nos em nossas redes sociais
Responsáveis Técnicos